Ter atuando equipes de Alto desempenho, também nomeadas de Times de Alta Performance é, há tempos, um dos objetivos máster do qualquer organização. Isto se dá justamente por ser comprovado que estes times, quando absolutamente alinhados em alto desempenho, oferecem para a organização diferenciais competitivos que se sobressaem a tópicos importantes como a eficiência de processos empresariais, a inovação de produtos manufaturados ou mesmo a criatividade de ideias geniais.
Estima-se fortemente que há uma probabilidade de 1,9 vezes maior de ser atingido um desempenho financeiro superior quando a equipe está trabalhando em conjunto e na direção de uma visão comum ou em estado de Alta Performance. “Não importa o quão brilhante seja sua mente ou estratégia, se estiver jogando sozinho, você sempre vai perder para uma equipe”, é o modo como Reid Hoffman, co-fundador do LinkedIn, resume tudo. A lenda do basquete Michael Jordan bate o mesmo ponto: “O talento vence jogos, mas o trabalho em equipe e a inteligência ganham campeonatos”.
Ilustrando os cenários, imagine um deles composto por uma equipe onde todos amam trabalhar todas as manhãs, convivendo num ambiente onde naturalmente se cobra empenho, onde uns energizam a outros incondicionalmente e todos são incentivados rumo à realização de metas, mesmo as mais impossíveis. Nesta equipe, todos possuem um pleno sentimento de pertencimento onde existe a capacidade de tornar o trabalho divertido e emocionante mas num mesmo momento responsável e ativo. Num outro cenário, uma equipe que semeia a pratica do conflito constante, da discordância sem muito proposito, onde todos andam pisando em ovos com medo de falar ou compartilhar sentimentos sinceros, todos mantém a cabeça baixa num trabalho doloroso, duro e cansativo. A diferença é de fato gritante portanto vale refletir como equipes de Alta Performance se formam e se mantém ativas, um dos aspectos que obviamente sobressai é a influência da liderança nestes cenários.
Numa pesquisa recente publicada pela Forbes Magazine, é mencionado que líderes que foram classificados como sendo de baixo desempenho possuem apenas 13% de membros da equipe altamente comprometidos e, por outro lado, líderes de equipe excepcionais possuem 71% dos membros da equipe altamente comprometidos, fator fundamental para atingir a Alta performance.
À medida que examinamos as equipes de alto desempenho (e seus opostos), nos perguntamos quais são os comportamentos da exibição do líder da equipe que cria essas equipes extraordinárias? De um conjunto de dados de mais de 66.000 entrevistados, foi pedido aos membros da equipe que avaliassem uma série de comportamentos de liderança e também avaliassem sua satisfação, envolvimento e comprometimento. Para entender especificamente o que levou ao alto desempenho, nos concentramos em uma medida que avaliou a extensão em que o ambiente da equipe era um lugar onde as pessoas se esforçavam mais. Foi descoberto correlações fortes e altamente significativas onde foi visto que cinco dimensões-chave eram essenciais para estas equipes de alto desempenho:
1. Líderes de equipe inspiram mais do que dirigem
Equipes de alto desempenho são mais puxadas que empurradas. Líderes em equipes de alto desempenho sabem como gerar energia e entusiasmo na equipe. Os membros da equipe se sentem inspirados, estão em uma missão e o que estão fazendo é de grande importância.
2. Líderes de equipe resolvem conflitos e aumentam a cooperação
Conflitos podem separar as equipes e os líderes precisam trabalhar para ajudar a resolver as diferenças rapidamente e promover a cooperação. Muitas vezes, os líderes de equipe assumem que as pessoas maduras resolverão o conflito por conta própria. Se isso fosse verdade, no entanto, não haveria divórcio, separações ou guerras. Em equipes de alto desempenho, as diferenças são abordadas de maneira rápida e direta. Isso requer um nível de maturidade nos membros da equipe. Quando as pessoas acreditam que todos são confiáveis regularmente as disputas são rapidamente resolvidas. O líder de equipe que se concentra na competição versus cooperação nunca alcança resultados excepcionais de fato.
3. Líderes de equipe definem metas desafiadoras
Líderes que sabem como definir metas complexas criam um ambiente onde o impossível simplesmente não existe. Os componentes de times de alta performance preferem trabalhar com metas que outras equipes não poderiam realizar e quando realizam algo extraordinário, reconhecem que são pessoalmente capazes e competentes. Fazer algo fora do comum ajuda as pessoas a reconhecer que são excepcionais, aumentam sua satisfação no trabalho, enriquece seu envolvimento onde seu orgulho aumenta.
4. Líderes de Equipe comunicam, comunicam, comunicam… a Visão e a Direção
Líderes de equipe de alto desempenho insistem na mensagem se comunicando constantemente e mantendo as pessoas focadas na visão e na missão a cumprir. Pelo fato de ser fácil para qualquer um se distrair ou perder o rumo ou mesmo ser desviado de sua missão, os líderes de equipe de alto desempenho mantêm as pessoas informadas, atualizadas e em andamento.
5. Líderes de equipe são confiáveis
Se um líder de equipe não é confiável, ele não pode ser inspirador ou capaz o suficiente para resolver conflitos, fazer com que a equipe aceite metas complexas ou até acredite em suas comunicações. A falta de confiança diminui tudo. Analisando confiança há três pilares básicos: o primeiro pilar da confiança é o relacionamento, nós confiamos em pessoas que gostamos, confiamos em nossos amigos e desconfiamos de nossos inimigos. Construir um relacionamento positivo aumenta a confiança. O segundo pilar da confiança é conhecimento ou expertise, confiamos em pessoas que têm a resposta certa ou podem fornecer informações, confiamos nas pessoas quando elas podem ajudar a resolver problemas. Use seus conhecimentos e habilidades para ajudar os outros a resolver um problema e isso aumentará a confiança. O terceiro pilar da confiança é a consistência. Quando você diz que vai fazer alguma coisa e faz, as pessoas confiam em você.
Adicionalmente construir uma equipe de Alta Performance continua mais difícil do que nunca, A atuais práticas onde a tecnologia digital reformula a noção de local de trabalho e como o trabalho é realizado adiciona ainda mais complexidade nesta equação. Pessoas enérgicas, ambiciosas e capazes são sempre uma vantagem, mas geralmente representam culturas e histórias de vida diferentes com expectativas e planos de carreira distinto, aliar isto é um imenso desafio.
Gerar um ambiente positivista, seja na interação com a liderança, seja nas relações entre os participantes onde estes interagem continuamente entre si, principalmente visualizando uns dos outros aspectos relevantes que contribuem para o sucesso empresarial e em caso de eventual desvio rapidamente se ajusta é um dos pilares da formação de uma equipe de alta performance no aspecto de sua dinâmica. Esta interação próxima e entusiasta, aliado ao dimensionamento da equipe, a gestão eficiente de indicadores de desempenho apoiado num profundo conhecimento são aspectos que definitivamente contribuem.