O Enfoque Sistêmico de Análise:
O PSIT utiliza a coleta de percepções positivas em três dimensões e quinze fatores. As três dimensões tem como base o conceito sistêmico, sendo um conjunto de partes interrelacionadas e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e realizam determinada função devendo o todo ser mais que a soma das partes. Tais dimensões devem estar em plena interação e potência para que, quando seus fatores estiverem com score máximo, gerem na organização uma 4ª dimensão ou nível de Alta Performance, direcionando todos colaboradores na obtenção de resultados empresariais superiores.
a.) As dimensões preliminares das plataformas do PSIT que representam o conceito sistêmico são: Ação, Conexão e Connhecimento.
b.) Cada dimensão está vinculada a cinco fatores, os quais, estão associados às necessidades empresariais podendo ser adaptados à estratégia organizacional de cada empresa.
c.) De forma ilustrativa, o conceito sistémico é representado por um triedro ou pirâmide de base triangular onde seus três vertices da base ilustram as três dimensões e seu vértice superior o Alto Desempenho.
d.) No conceito, a depender dos scores de cada dimensão, representada pelos seus cinco fatores, forma-se um triedro secundário que, projeta seu vértice superior ao ponto máximo, à medida que os scores dos fatores aumentam.
e.) Os fatores serão percebidos e registrados transitando entre score zero a cinco e serão atualizados por média aritmética.
f.) O registro ou mapeamento de percepções são realizados a partir das contribuições obtidas nas interações profissionais cotidianas, a ausência de percepções positivas denotam viés neutro ou negativo.
As Percepções
Trata-se de uma função cerebral que atribui significado a estimulos sensoriais, possuindo seu início na atenção, que nada mais é do que um processo de observação seletiva e que se desdobra em interpretações. Na medida em que se adquire novas informações, as percepções são dinamicamente alteradas, permitindo ver as situações de maneiras diferentes. Através da percepção o indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado a uma situação, consistindo em aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos.
O PSIT consiste no registro de percepções das contribuições de suas interações profissionais.
A Psicologia Positiva
A Psicologia Positiva tem sido descrita de muitas maneiras e formas porém, a que mais se aproxima de uma definição clássica é esta: “A psicologia positiva é o estudo científico do que faz a vida mais valiosa” (Peterson, 2008). Em resumo, pode ser entendida como uma abordagem científica que estuda pensamentos humanos, sentimentos e comportamento, com foco em forças, em vez de fraquezas, construindo o bem na vida ao invés de consertar o mal e retirando da vida das pessoas a atitude "média" e incorporando o pensamento "grande". A psicologia positiva se concentra nos eventos positivos e influências da vida, incluindo: experiências positivas (como felicidade, alegria, inspiração e amor), estados e traços positivos (como gratidão, resiliência e compaixão), instituições positivas (aplicando princípios positivos dentro de organizações e instituições inteiras). Como estudo, a psicologia positiva passa a maior parte do tempo pensando em temas como força de caráter, otimismo, satisfação com a vida, felicidade, bem-estar, gratidão, compaixão (assim como autocompaixão), autoestima e autoconfiança, esperança. e elevação. Estes tópicos são estudados para aprender como ajudar as pessoas a prosperar e viver vidas melhores.
O Feedforward
Feedfoward significa dar ideias e orientação para o profissional para o seu aprimoramento, os pilares de ação são: o presente, o futuro e a positividade focados em maximizar as potencialidades. A base das orientações está focada em auxiliar no afloramento do potencial e fortaleza das pessoas. O reforço positivo para o indivíduo acentua a probabilidade de repetição do comportamento ou prática reconhecida pelos demais pois, inconscientemente, todas as pessoas buscam reconhecimento pelas suas ações e o fazem de maneira espontânea e cotidiana. Além disso, e principalmente, retira os vícios de uma avaliação de desempenho com visão do retrovisor, olhando o passado, já que no feedforward estamos tratando da atuação no momento presente e a percepção do outro sobre a contribuição é fundamental para dar direcionamento no nosso cotidiano, humanizando as relações.
Como focamos nos aspectos positivos, avaliaremos gaps pela ausência do positivo e não pela ênfase no negativo, o que muda radicalmente a visão da análise.
O dinamismo desse processo de avaliação, possibilita enxergar o indivíduo em todas as suas facetas, pois estamos diante de interações sociais e percepções individuais e neste, o amadurecimento da equipe passa pela transparência dos resultados sem expor os envolvidos, pois o mapeamento é um resultado estatístico. O objetivo é dar ênfase para os aspectos positivos dentro de uma atuação profissional já que fomos aculturados para olhar o negativo, trata-se de uma mudança de paradigma onde focamos no que fazemos bem e onde reconhecidamente somos bons!
A empresa que fortalecer os aspectos positivos de suas equipes seguramente terá melhor performance dos seus profissionais pois, quando fazemos o que somos bons podemos, com certo empenho, chegar à excelência, enquanto nunca seremos excelentes em nossos gaps pois, provavelmente, estas são atividades que não fazem parte da nossa natureza. Trazer o melhor do profissional em seu ambiente de trabalho, atrelado ao seu papel dentro da organização, trará alta performance para a empresa com menor esforço do indivíduo.
Feedback versus Feedforward.
Líderes devem constantemente fornecer suas impressões e suas análises da performance da equipe através de sessões de Feedback. Feedforward é uma variação do Feedback que tem o foco em desenvolvimento para o futuro calibrando desta forma a performance.